domingo, outubro 23, 2005

SOU SOCIALISTA

Não gosto de dinheiro. Não gosto de ter que fazer as coisas só para obtê-lo. Nunca gostei de shopping centers. Kurt Cobain disse em 1992: “Passei tanto tempo durango que hoje entro numa loja e não tenho vontade de comprar nada”. Materialismo, antes de histórico ou dialético, é um defeito. Nunca aceitei esse negócio de juros. Se vamos estabelecer uma convenção monetária para valorar o trabalho, vamos estabelecer um valor numérico de face que seja único e inalterável, certo? Só o trabalho gera riqueza. Mas não é assim que o mundo funciona. Se eu achasse que dá pra mudar isso em menos de 80, 90 anos (que é o quanto quero e espero viver) eu me filiava ao PSTU. Mas não dá, essa mudança não depende de nenhum coletivismo. Depende sim do coletivo, mas a tomada de consciência tem que ser de cada um. Por causa dessa visão de mundo é que eu digo que não ME TORNEI socialista, eu NASCI socialista.
Por isso, não sou socialista porque quis. Nasci assim. Já era socialista desde uma idade em que, se visse uma foto de Marx, ia achar que era Papai Noel. Nem sabia que existia a palavra socialismo ou qualquer outro “ismo” classificatório e inibidor do raciocínio individual. E raciocínio coletivo é piada.
Na Idade Média, servo casava e a primeira noite com a noiva era do senhor feudal, prática avalizada pelo Alto Clero. Mesmo sabendo disso, quantos padres de vila não realizavam casamentos clandestinos para poupar a gleba dessa violência? Era legal, mas absolutamente imoral. A escravização capitalista moderna é a mesma coisa. Legal, mas imoral. E onde anda a desobediência virtuosa a essa ordem? É mais complicado. “Somos escravos bem pagos”, sintetizou Frank Miller em “O Cavaleiro das Trevas 2”, um decepcionante gibi do Batman. “Vocês são mais livres do que nunca, para fazer o que quiserem, desde que possam pagar”, contextualiza Greg Graffin em uma letra do Bad Religion.

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Olha, Camino, concordo contigo, mas só em parte. Infelizmente, vivemos um mundo podre de capitalista e se quisermos ter o mínimo pra sobreviver... (Incluindo aí HQs, livros e CDs!) ... a gente tem que se submeter e trabalhar em troca de alguns míseros tostões. É a lei da selva, my dear! Bjão, segue escrevendo, Flavinha

outubro 25, 2005 1:36 PM  
Anonymous Anônimo said...

Bah, tu jah leu "Mantenha O Sistema", do Orwell? Parece que eu to vendo o Gordon Comstock escrevendo esse post hehe...Como vc tah hein? Saudade de ti!
Sali.

novembro 07, 2005 6:18 PM  
Anonymous Anônimo said...

oi ed!!!
muito legal esse teu texto!!! eu também tenho problemas como essas questões financeiras, pode acreditar.
o mundo é muito desigual com relação a isso.

um beijo!

novembro 18, 2005 5:05 PM  
Blogger Lucilene Breier said...

Eu já te falei das pequenas subersões do Maffesoli, certo?

Babe, sério, se tem uma coisa legal em troskos é explodir o sistema dentro dele.

Enfim... Você conhece minhas opiniões. Não esquece de atualizar isso aqui com mais freqüência!

PS: que história é essa de deletar comments? Eu leio comments!

dezembro 19, 2005 1:43 AM  
Anonymous Anônimo said...

cara e isso ai tambem nasci socialista mas... vai dise q nao e bom pode consumir comprar e bom mas temos de lembrar dos pobres q nao tem nada e isso ai força socialista

março 06, 2007 10:01 AM  

Postar um comentário

<< Home