quarta-feira, dezembro 28, 2005

UM LAÇO DE CORDA E UMA CADEIRA DE 3 PERNAS

Eu queria ter sido pego de surpresa pelo email me convidando pra uma festa-surpresa de aniversário do meu amigo Marco, organizada pela namorada dele, a Luísa. Mas outra amiga já tinha me dito que haveria a festa, acabando com minha surpresa diante dessa manifestação tão pura de fraternidade, e em ultima instância, amor.
Fica bem mais fácil descrever os sentimentos quando se tem um exemplo prático deles. Graças à atitude da Luisa, ficou claro: ser amado é ter alguém em nossa vida que nos organiza festas-surpresa.
Isso se trata de algo muito simples e muito indispensável na vida de todo mundo, e que está faltando na minha, não porque não tenha quem me ame, mas pela circunstância fiscal que atravesso. Ter pouco dinheiro (maldito seja ele e toda sua descendência) dá uma sensação de enforcamento. Mas um enforcamento não inteiramente consumado, o alivio da morte nunca chega: fica-se com a corda no pescoço e um pé apoiado numa cadeira que tem uma perna quebrada. O que fazer? Tentando esticar a perna pra diminuir a pressão da corda na garganta, quase derrubei a cadeira; tentei segurar a corda com as duas mãos e me pendurar, mas senti que a cadeira novamente ameaçava cair. E mesmo que não caísse, o que eu faria depois de pegar a corda?
Eis que surgiu essa atitude da Luisa (Obrigado!) pra me lembrar dos porquês da vida. Não se procura sentido, se cria um. Viver é ter a chance de contribuir. Ou como já disse o ateu Bruce Wayne: “A vida não tem sentido a não ser pelo que trazemos a ela”. E ela retribui trazendo a nós a mesma coisa, senhor Wayne. Não tenho certeza se foi Paul McCartney quem disse “The love that you take is equal to the love that you make”.
Que bom que tenho amigos pra me lembrar que a vida não é só sobrevivência. Nunca é.

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Sim, foi Paul MacCartney e, se não me engano, John Lennon também. Outra frase célebre, e simples, que "já foi cantada mas nunca é dita o bastante": tudo o que você precisa é amor. (e dinheiro, ¬¬).

janeiro 02, 2006 1:46 PM  
Anonymous Anônimo said...

Esqueci de assinar, a "anônima" ali em cima sou eu!!!
Sali

janeiro 02, 2006 1:47 PM  
Blogger tati said...

ah, faz tempo que queria te dizer? desculpa se estraguei a surpresa do aniver surpresa, hehehee
acho que fui eu, ou não?? se não, deixa assim...hihihihih
eu tb escrevi sobre a festa surpresa na e´poca, ela tb mexeu comigo...

março 13, 2006 5:29 PM  

Postar um comentário

<< Home