quinta-feira, janeiro 31, 2008

AUTO-AJUDA – 04/04/2007

"A diferença básica entre obstáculo e dificuldade é que aquele é intransponível e esta é transitória" => frase impressa na capa de um livro de auto-ajuda.

A necessidade de justificar a inércia e a incapacidade é um fenômeno humano contemporâneo. Antes da Revolução Industrial, da expansão do ensino público e da universalização do voto, não existia tanta gente tão frustrada consigo mesma. Estamos na era dos gurus, falcatruas vivas, estelionatos de carne e osso, que dão um toque de magia e espiritualidade pagã ao capitalismo. Empresas são mais do que pessoas jurídicas, tornam-se conclaves de magos. Na corrida da carreira, aparece a pista paralela da iluminação. Nirvana financeiro.
Mas a felicidade não é uma catatonia. Não existe processo de criação de alegria, somente intuições mais ou menos bem elaboradas de como encontrar contrapesos para a tristeza cotidiana. A tristeza é inevitável, a felicidade não. Viver é sofrer e duvidar. Inclusive duvidar que o dinheiro vai chegar pras contas. Às vezes, o inferno é periódico. Mensal.

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Que bom que tu voltou a escrever, de vez eu quando eu espio como andam as coisas por aqui - no fim, é o único contato que tenho contigo! Como tu tá?
Me manda e-mail quando puder, contando o que anda fazendo!

fevereiro 19, 2008 4:21 PM  
Anonymous Anônimo said...

*corrigindo: voltou a digitar, porque de escrever tu não parou, visto as datas dos textos, haha

fevereiro 19, 2008 4:22 PM  
Anonymous Anônimo said...

oi..tava aqui bebendo um bom vinho qdo vi um email teu e pensei.." q saudades do Camino" espero que a tua vida esteja indo pelo caminho que tu desejas...se não......muda o caminho...simples,não? hehe
Entra em contato amigo....sinto tua falta!Beijos com AMOR! Paula

abril 18, 2008 8:38 PM  
Blogger Silvana da Costa Alves said...

"Às vezes, o inferno é periódico. Mensal."

TPM???

então sofro duas delas. uma pelo canlemdário romano e outra pelo físico.... ¬¬

fevereiro 11, 2009 1:53 PM  
Anonymous Tônio said...

outro dia quase não te reconheci lá na livraria. acho que foi a magreza e a barba por fazer. abrazzo

julho 30, 2010 7:40 AM  
Anonymous Anônimo said...

Comunistinha barato.

junho 13, 2014 2:47 AM  

Postar um comentário

<< Home