segunda-feira, janeiro 23, 2006

INSPIRADO - escrito em dezembro de 2001

Do dicionário Aurélio:
INSPIRADO - Que procede sob o influxo de uma inspiração mística ou poética
MÍSTICA - O estudo das coisas divinas ou espirituais. Sentimento arraigado de devotamento a uma idéia ou causa
POÉTICA - Arte de fazer versos
Talento é uma coisa que se trabalha e se aperfeiçoa, e o gênio é o resultado desse trabalho. Não sou gênio. Tenho talento, e estou aprendendo a construí-lo. Nem sempre acredito em inspiração. Acho que ela é só o combustível do talento.
No caso do meu trabalho, das minhas letras e melodias, parto das minhas insatisfações e dificuldades de compreensão (e aceitação) do mundo e do ser humano. Porque, como diz o filósofo Alfred Pennyworth, “apesar de existirmos no mundo como indivíduos, a raça humana é, espiritualmente, uma entidade única”. Não acredito que alguém fique indiferente ao sofrimento humano. Pode até ignorá-lo, mas isso também demanda uma decisão consciente. Todos são tocáveis e todos acabam tocados mais cedo ou mais tarde.
Aviões colidem com o WTC. Crianças catam lixo nas ruas de Porto Alegre. A vitória do ter sobre o ser. Todas essas coisas me tocam, me motivam - me alimentam e me sugam ao mesmo tempo. E se transformam em crônicas. Mas minhas crônicas têm rimas e métrica. Ser um cronista me impede de transcender meu tempo, meu mundo, minha incompletude, e isso não é necessariamente ruim.
Porque minha inspiração é um desejo de me melhorar através da música. É a isso que sou devotado. É o que há de espiritual em mim, essa sensação instintiva (pois não sei explicá-la) de que estou ligado a todas as pessoas que vivem hoje na Terra e que todos buscamos nosso bem-estar assim como o dos outros. Antes de deixar um legado, é melhor criar uma dúvida: estamos criando, com nossos atos, condições para que o maior número possível de irmãos se realize? Porque somos todos irmãos, do varredor de rua ao dono de banco. É inspirador abrir as fraquezas e convidar os outros a se identificarem com elas ou não.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

oi, guri. apareci, eu disse que aparecia. adorei tudo. ficarei freguês. beijos.

janeiro 27, 2006 5:25 AM  

Postar um comentário

<< Home