domingo, fevereiro 25, 2007

PADRÃO DAS PEDRAS – 02/06/2006

Renda-se ao padrão das pedras. Existe um padrão em todo movimento de desestruturação, principalmente naqueles que se realizam sem a ajuda humana. Renda-se aos ondulantes coloridos que impedem os neuróticos de caminhar sem pisar sobre o preto e o branco ao mesmo tempo. Seja cinza, não aceite uma regra sem antes verificar se foi você mesmo que a pôs ali. Porque ela provavelmente já estava ali, mesmo antes de ser obedecida. A pior parte da inevitabilidade é não saber de onde ela veio. A melhor também.
Sabedoria é a capacidade de enxergar duas receitas possíveis com o ingrediente filosofia: inquietação ou neurolinguística. Confúcio estava provavelmente certo quando disse que "o plantio é opcional, a colheita é obrigatória". Mas e se fosse ao contrário? O plantio é obrigatório, a colheita é opcional. Extremamente não-capitalista, não pragmático, não-vai-bater-a-meta! Dizem que tudo em excesso faz mal, então à luz dessa inversão eu pergunto: abnegação também?
Mas se ficar matutando demais tudo isso, não dou meia hora pra chegar a questionamentos importantíssimos tipo "como é que o Batman sempre acha um lugar aonde prender a batcorda?". E vai ser um artigo acadêmico completo, com informações extremamente relevantes como o fato da teia do Homem-Aranha ter uma resistência à tração de quarenta quilos por centímetro quadrado. Anotaram? Resumindo: trabalhe pra viver, mas não viva pra trabalhar, rapá!
E só pra esclarecer: Confúcio não estava errado. Ele também disse que "o sábio começa por fazer o que quer ensinar; depois ele ensina". Seja obsessivo na busca do seu sustento. Respeite o valor do trabalho braçal. E cuide da sua mente como se fosse um martelo de ferreiro, porque é exatamente isso que ela é; a ferradura é o mundo.